Reflexologia Podal: uma técnica milenar para a sua saúde

Muitos pensam que Reflexologia Podal é massagem nos pés, para apenas relaxar. Ou que basta apenas um curso rápido de massagem para praticá-la. No entanto, ela é muito mais que isso. É uma técnica que utiliza pressão dos dedos em pontos reflexos dos pés – 72 ao todo – para prevenir e auxiliar no tratamento de disfunções do corpo. Assim como ocorre na acupuntura, cada pressão em determinados pontos dos pés correspondem a regiões e órgãos do corpo humano.

A Reflexologia Podal é usada também para reequilibrar o corpo, reduzir tensões, atingir o relaxamento, melhorar a circulação sanguínea e dissolver os cristais de cálcio e ácido úrico depositados nos pés.

Histórico:

Não há certeza sobre a origem da Reflexologia. Acredita-se que nasceu na China há 5.000 anos, mas há registros do antigo Egito, Índia e Pérsia. Na metade do século XV uma forma de Reflexologia também era praticada na Europa e pelos índios Cherokees na América do Norte.

Segundo a medicina oriental, há nos pés a passagem dos principais meridianos responsáveis por conter a energia vital e circular o Qi. No Ocidente, as primeiras teorias foram desenvolvidas por William Fitzgerald, que dividiu o corpo em áreas utilizadas para analgesia. Com o tempo, William percebeu que pela pressão era possível identificar disfunções futuras. Mas foi sua assistente, Eunice Ingham, em 1930, que aprimorou os estudos das zonas longitudinais e mapeou os pés em relação aos pontos reflexivos nas diferentes partes do corpo humano. Ela produziu um mapa do próprio corpo nos pés, associando cada ponto a um órgão do corpo. Seu trabalho teve tanto sucesso, que seu nome passou a ser vinculado diretamente à técnica da Reflexologia.

Indicações:

Pode ser utilizada como terapia complementar e auxiliar no tratamento de diversas doenças. É uma técnica eficaz para aliviar as dores e tensões do dia a dia. É indicada para:

Dores:
Torcicolo
Dores na coluna
Ciatalgia (dor no nervo ciático)
Dor de garganta
Dor de cabeça e enxaqueca
Dor muscular
Dor no estômago

Doenças Inflamatórias:
Cistite
Amidgalite
Sinusite
Rinite

Disfunções ginecológicas e urogenitais:
Síndrome do ovário policístico
Cólicas menstruais
Tensão pré-menstrual
Impotência Sexual
Menopausa

Doenças Gastrointestinais:
Gastrite
Azia
Má digestão
Hemorróida
Constipação Intestinal (intestino preso e preguiçoso)

Outros:
Depressão
Ansiedade
Vertigem ou tontura
Zumbido no ouvido
Insônia
Asma
Contraindicações e cuidados:
Febre
Inflamações agudas
Infecções e feridas nos pés
Gravidez (até o 3º mês de gestação)
Trombose
Tromboflebite
Diabetes descompensada

Referências:

– BOOTH, L. Reflexologia Vertical: uma técnica revolucionária para transformar sua saúde. São Paulo: editora Pensamento, 2005.
– KUNZ, K. & KUNZ, B. Reflexologia: como re-estabelecer o equilíbrio energético. 15 ed. São Paulo: editora Pensamento, 2013.
– LEITE, F. C. & ZÂNGARO, R. A. Reflexologia: Uma Técnica Terapêutica Alternativa. IX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e V Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba.
– LOURENÇO, O.T. Reflexologia Podal sua saúde através dos pés: primeiros socorros e técnicas de relaxamento. 3 ed. São Paulo: editora Ground, 2002.
– MACIOCIA, G. Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa: um texto abrangente para acuputuristas e fitoterapeutas. 2ed. São Paulo: editora Rocca, 2007.

Extraído de www.itiomassagem.com.br

Compartilhar Publicação

Artigos Relacionados