Plantas decorativas tóxicas para animais de estimação. Confira uma lista delas.

Plantas decorativas trazem beleza e leveza à nossa casa. Mas há muitas que possuem substâncias tóxicas para os nossos bichinhos. Isso não significa que é proibido tê-las em casa, mas que é preciso ter um cuidado maior nesta convivência. E, sempre, a fonte de conhecimento permanente sobre o assunto será o veterinário do seu bichano, não esqueça disso.

Mas como estamos aqui para levar bem-estar e informações úteis, apresentamos uma lista de plantas muito conhecidas. Porque sempre é bom saber mais, em qualquer circunstância, sem precisar esperar por nada, não é mesmo?

Confira. E proteja sempre o seu amor em forma de bicho. 😉 🙂

Comigo-Ninguém-Pode
Muito popular pela beleza e pela crença popular de que traz proteção ao lar, é campeã de intoxicação em animais. Seus mecanismos de toxicidade são múltiplos e as substâncias encontradas, como o oxalato de cálcio, irritam mucosas de animais e humanos. A intoxicação pode ocorrer por ingestão de qualquer parte da planta ou por contato com a pele. Os sintomas vão de edema e irritação da mucosa, até asfixia e morte, sempre causando muita dor.

Copo-de-Leite
Tem a mesma toxicidade da Comigo-Ninguém-Pode. A ingestão pode causar irritação das mucosas, dor forte e edema de glote.

Antúrio
Todas as partes desta planta possuem oxalato de cálcio, um princípio ativo que oferece riscos à saúde dos animais. Os principais sintomas são queimação de mucosas, inchaço da boca, lábios e garganta, edema de glote, asfixia, náuseas, salivação, vômitos e diarreia.

Avenca
Muito cultivada como planta medicinal e pra espantar o mau-olhado. A ingestão de seus brotos podem causar câncer nos animais.

Azaleia
Seu princípio ativo é a andromedotixina, uma substância que pode causar problemas digestivos por até 6 horas após o consumo, além de provocar disfunções cardíacas.

Bico-de-papagaio
Tem uma seiva leitosa tóxica, chamada látex irritante, que pode causar lesões cutâneas e conjuntivite após contato com a pele dos animais. A ingestão pode causar náuseas, vômitos e gastroenterite em gatos e cachorros.

Coroa-de-Cristo
Atenção: este arbusto espinhoso está presente em jardins e calçadas! Por isso, representam perigo nos passeios. Ele possui o látex irritante, que ao entrar em contato pela pele ou ingestão pode causar inchaço, dor e vermelhidão.

Espada-de-São-Jorge
Sim, ela possui substâncias altamente tóxicas. Entre os problemas, pode causar a dificuldade de movimentação e de respiração devido à irritação da mucosa e salivação intensa.

Espirradeira
Têm substâncias tóxicas em todas as partes da planta. Esses princípios ativos podem causar arritmias, vômitos, diarreia, ataxia, dispneia, paralisia, coma e morte em humanos e animais domésticos. Os sintomas podem ser observados de 1h a 24h após a ingestão.

Lírio e Lírio-da-Paz
Sua ingestão pode causar irritação oral e de mucosas, irritação ocular, dificuldade de engolir e até problemas respiratórios em casos mais graves. Ainda podem aparecer como sintomas da intoxicação pelo Lírio/Lírio da paz alterações nas funções renal e neurológica.

Compartilhar Publicação

Artigos Relacionados