Veja como organizar melhor os seus papéis!

Organizar-se bem é tão importante que até evita o stress. Por isso, trouxemos dicas de organização de documentos em papel. Porque a forma de eles serem guardados faz parte de nossa rotina, e ela deve ser o mais leve e ordenada possível. Não pode ser motivo de problema, só de solução.

A primeira coisa é reunir os papéis espalhados, e se desfazer do que não é preciso mais. Você pode fazer três pilhas diferentes:
– Documentos que devem ser guardados e arquivados;
– Documentos que devem ser entregues a alguém;
– Documentos que podem ser descartados.

Separe por categorias: finanças, seguros, impostos, relatórios, coisas do trabalho, documentos da faculdade.

Eles também possuem validades. Confira a de alguns principais:

1 ano
Contratos de seguro
Canhotos do cartão de crédito
Extratos bancários e dos cartões de crédito

5 anos
Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)
Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)
Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
Comprovantes de pagamento de contas de água, luz, telefone e outros serviços essenciais
Comprovantes de pagamento de aluguel
Comprovantes de pagamento de cartões de crédito
Comprovante de pagamento de mensalidades escolares
Comprovante de pagamento de cursos livres

10 anos
Declarações de quitação do pagamento de condomínio
Para sempre
Documentos pessoais
Certidões
Passaportes
Escrituras
Carnês do INSS
Holerites
Testamento

Se você é usuário(a) seguro de servidores de internet, você pode escanear e salvá-los. Procure saber antes se isso não tira a validade, pois ainda há documentos em que o papel é necessário.

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