Páscoa chegando? Saiba mais sobre o Mercado de Peixes de Niterói!!

Criado em meados do século XIX, o Mercado São Pedro não só é atualmente o maior mercado de pescado no Estado do Rio de Janeiro, como referência turística e gastronômica.

Inicialmente era localizado na Rua Visconde de Rio Branco, chamada de Rua da Praia. Sua estrutura era toda feita em madeira e suas dependências estendiam-se pelo mar, sobre um cais flutuante. Com o aterramento da orla do Centro de Niterói, nos anos 1970, o mercado mudou-se para o seu atual endereço, na Ponta D’Areia.

Para matar essa curiosidade sobre o passado, os visitantes e consumidores podem ver no 2º andar em um mural artístico com a paisagem do Centro de Niterói e do antigo mercado antes do aterro. Nele, há sete ambientes divididos em restaurantes, mercearias, quiosques e lojas de conveniência. Você pode pedir um peixe fresco e saborear ali mesmo. Já virou tradição, e muitos turistas do Brasil e exterior provam essas iguarias feitas na hora, fresquinhas.

Para quem vai comprar peixes e frutos do mar, aos todo são 39 boxes, onde se vende cerca de 60 toneladas de pescado semanalmente. E na Semana Santa, as vendas sobem 200%. Afinal, tradição é tradição!

Todo dia cerca de 1.000 pessoas circulam por seus corredores, com 80% da clientela vindo da cidade do Rio de Janeiro, o que gera cerca de 300 empregos somente diretos, fora os indiretos. Ou seja, também é um polo de renda para Niterói.

Bem, os dados de curiosidade você já sabe. Então, só falta prestigiar ainda mais esse patrimônio histórico da nossa cidade. Sim, porque ele é. E motivos não faltam para todo niteroiense ir sempre lá!

Compartilhar Publicação

Artigos Relacionados