Confira as diferenças entre liquidificador, mixer, batedeira e processador!
Saber essas diferenças faz diferença? Sim, e não é pouca coisa! Por isso, trouxemos as distinções para você, de forma bem objetiva. Porque suas receitas e refeições são um dos melhores ingredientes para uma vida feliz.
De fato, esses eletrodomésticos não têm suas especificidades muito conhecidas. Muitas vezes, isso passa batido (com trocadilho! Rsrsrs!) na hora de comprar, inclusive a ponto de acharmos que um faz a função do outro. E não é bem assim.
Confira! Vejam as funções de cada um! E tenha uma vida com mais sabor, com uma cozinha sempre mais completa!
Liquidificador
Para triturar, picar e liquidificar. Indicado para preparo de purês, sopas, sucos, vitaminas, molhos, triturar sementes e grãos, bater massas que não precisam ficar fofas depois de prontas, como torta, pudim e panqueca.
Não é indicado para bolos que precisam ficar fofos depois de prontos, massas densas como as de pães, chantilly e claras em neve, além de alimentos muito quentes.
Mixer
Tem a mesma função do liquidificador, só mais prático de usar e limpar. Tem a facilidade de misturar um alimento no próprio recipiente de preparo.
Suas funções variam de acordo com modelo. O mais simples pode ser usado para misturar, triturar e liquidificar. Um mais completo pode agregar funções como picar, espumar, bater e emulsionar. É uma peça versátil na cozinha, auxiliando em uma série de atividades.
Indicado para preparo rápido de pequenas porções e misturas que precisam ficar aeradas. Prático ele se encaixa em copos e potes e tem fácil limpeza, ideal para sucos, vitaminas, sopas.
Não é indicado para alimentos sólidos.
Batedeira
É mais usado para preparo de massas em geral, como bolos, tortas e pães. Devido à sua rotação, velocidades e batedores, garante a mistura mais homogênea.
Indicada para bolos, pães, massas leves, pesadas e aeradas como claras em neve e chantilly. Muitos modelos trazem acessórios que podem ser acoplados em sua base, para outros fins, como abrir e cortar massas, fazer sorvetes, ralar, fatiar e moer alimentos, extrair sucos etc.
Não é indicado para triturar.
Processador
A vantagem dele é a versatilidade de funções em um único aparelho, podendo reduzir o número de outros eletros em casa e preparar grandes quantidades. Um modelo mais completo oferece funções de corte em diferentes espessuras, possibilidade de ralar, fatiar, picar, emulsionar, misturar massas e até mesmo processar três tipos de alimentos ao mesmo tempo.
Indicado para cortar legumes, ralar queijo, triturar temperos como alho e cebola, preparar molhos etc. E também fatiar, triturar e moer quase todo tipo de alimento sólido.
Não é indicado para misturas líquidas ou misturas que fiquem aeradas.