A origem e os benefícios do hábito de tirar sapatos antes de entrar em casa

A origem de tirar os sapatos na entrada da casa veio do Oriente, especialmente do Japão. Entre os significados, os japoneses acreditam que é um ato de se libertar das energias impuras da rua. Tirando os sapatos, com suas solas sujas, deixa-se para trás essas energias que desarmonizam o lar.

Na entrada de qualquer casa japonesa tem o genkan, local onde ficam as suripas, sendo sempre um degrau abaixo da entrada principal. Ao chegar, todos retiram os sapatos, sobem esse degrau da entrada e depois viram-nos alinhados em direção à porta. Suripas são os famosos chinelinhos usados no interior das casas. Eles são charmosos, práticos e servem em qualquer época do ano. Um mimo, um charme que vai além de um ritual.

O fato é que existem mais de 400 mil bactérias que estão na rua, e 90% delas podem ser carregadas nos calçados. A principal bactéria é a Escherichia Coli, que pode causar infecções urinárias e diarreia. Sem contar as outras, que podem provocar conjuntivite, problemas respiratórios etc.

Para bebês, crianças pequenas e animais, é um risco muito sério. Afinal, bebês engatinham, crianças rolam no chão e animais deitam e dormem nele. Até adultos também podem ser contaminados, mas esses…

Se você quiser ir além do chinelo brasileiro, existem suripas de todos os estilos. Elas trazem um toque fashion às visitas, tornando um hábito necessário à nossa saúde em algo especial e charmoso.

Experimente, procure, adote este hábito. Na hora de cuidar da sua casa, você vai saber onde pisa!

Compartilhar Publicação

Artigos Relacionados