As sensações e significados das cores, para a decoração da sua casa!
Você quer ampliar ou diminuir os espaços? Quer aquecer ou acalmar? Quer alternar sensações em cômodos diferentes? Para cada objetivo, uma ou mais cores adequadas.
Cores claras combinam com ambientes pequenos. Tons pastéis nas paredes, com o piso em tons mais escuros e o teto claro trazem a sensação de pé direito mais alto, por exemplo.
Ou, se o objetivo for “aconchegar” o ambiente, há pés direitos muito altos, use tons mais escuro no teto. Cores mais escuras “reduzem” espaços, bastando apenas combinar com elementos claros para não cair em exageros.
Enfim, elas estão aí para serem usadas, apreciadas e curtidas. São mil sensações…
Amarelo e Laranja
Energia, alegria, atenção. Nos trazem o otimismo, entusiasmo e positividade. Amarelo é para quem busca um ambiente alegre e iluminado, destacando os locais estratégicos da casa.
Vermelho e Rosa
Quente, erótico, dinâmico, e dependendo do clima ou momento, até agressividade excitação. Transmite energia, vitalidade, disposição. Como detalhe, é sofisticação. Por isso, na decoração deve ser usada com moderação, pois pode ser cansativa em largo uso.
Rosa
Feminino, inocente, leve, expande a luz e muda o tom dependendo do efeito ótico. Na decoração, prefira misturar vários tons, como rosa bebê, rosa chá, pink. Pode ser usada em alternância com outras cores, como papel de parede rosa e azul, rosa e vermelho, verdadeiros exemplos de misturas modernas.
Marrom
É estável e fechado, passar robustez, seriedade e até tranquilidade. Tons quentes do marrom passam aconchego e conforto. Tons escuros são bonss em pequenas quantidades, devido ao peso. Tons de violeta são contemplativos e intimistas.
Azul e Verde
O azul é paz, calma, racional, intelectual. Pode trazer refrescância, sensações de mar se não for em tom pesado.
O verde é satisfação, harmonia, natureza. Vibrante sem ser agressivo, alegre, calmante e sempre moderno. Sem exagero, revitaliza os ambientes, sem dúvida.
Cinza, Preto e Branco
Cinzas são frios, modernos, sofisticados, masculinos, mas também delicados se usados em tons mais leves sem sua predominância.
O preto compõe muito bem com branco, no equilíbrio de contrastes, e vai da melancolia ao sofisticado, sendo indicado para objetos ou detalhes de acabamentos.
O branco expande, traz sensação de limpeza e claridade, mas dependendo de exageros pode chegar à frieza e secura.