Casa integrada ou conceito aberto: a amplitude que une ambientes

Integrar os ambientes da casa deixa tudo mais harmônico e funcional, atributos que os móveis planejados também trazem para o lar, fazendo com que os ambientes ajudem o seu dia a dia e dando um toque de modernidade. Se liga nessas dicas:

De tempos para cá a configuração das casas vem evoluindo muito e deixando os imóveis cada vez mais integrados, os ambientes se fundem e a ausência de paredes revela espaços mais amplos, facilitando a mobilidade.

Esta prática tem sido muito valorizada atualmente, uma vez que o tempo disponível para ficar em casa está cada vez mais escasso, traz funcionalidade à casa e facilita a socialização entre os familiares e amigos.

Com essa conjunção de fatores positivos, o conceito aberto se tornou tendência entre arquitetos e decoradores e, seja em casas pequenas ou amplas, a prioridade agora é aumentar a comunicação entre os espaços!

No planejamento integrado, o que delimita os espaços são os próprios móveis, que facilitam a circulação pela casa e suavizam a comunicação entre os ambientes. A ausência de paredes em uma casa com conceito aberto, torna cada centímetro mais aproveitável, valorizando o que há de mais valioso em uma planta: o espaço.

Como integrar ambientes com pisos?

Com a padronização dos pisos nos ambientes, você já consegue dar uma sensação de pertencimento entre as mesmas. Mas e quando juntamos dois ambientes com funções diferentes?

Em uma casa integrada, é inevitável que alguns “conflitos” acabem surgindo. Um deles é a escolha dos pisos, afinal a cozinha é considerada área molhada e úmida e a sala não. Se você acha que vai ser difícil encontrar um piso que possa ser usado nos dois ambientes, e que transmita o aconchego para a sala, mas possa ser molhado na cozinha, temos uma solução!

Mesclar os pisos pode ser uma alternativa muito prática, pois você poderá escolher o piso ideal para cada ambiente. Além disso, a estética será muito bacana e criativa se você optar por modelos com desenhos. Com certeza o piso será um ponto de destaque e um elemento decorativo ousado!

Aproveite as cores para dar amplitude

As paredes que sobraram na casa podem ter a mesma função dos pisos nesta composição. É isso mesmo, as cores das paredes têm um grande potencial de mudança. Além de dar beleza aos espaços, podem criar sensações.

Para integrar espaços, um artifício muito utilizado é o “tom sobre tom”. Utilizar esta técnica confere ao ambiente a impressão de continuidade e agrada o olhar de quem aprecia.

As cores claras e frescas passam uma ideia de amplitude e ainda transmitem leveza. Apostar no azul, verde, violeta, cinza – em tons mais claros – ou cores neutras para pintar a casa é uma boa pedida, já que as tonalidades mais escuras podem deixar o ambiente parecendo menor do que realmente é.

Se a ideia é ter profundidade, você pode destacar uma das paredes com uma cor mais forte, isso dá dimensão e estilo adicional ao cômodo. E a pintura do teto aqui é crucial para esse efeito, assim o local fica mais claro quando em branco ou em tons bem claros.

Dica 1: para acertar na aplicação da cor, pense na sensação que você quer ter quando estiver no cômodo.
Dica 2: cores claras ampliam, tonalidades escuras dão a sensação de que o ambiente é menor.

Móveis podem funcionar como “paredes”

Se a mobília for fazer a delimitação dos cômodos, aposte em bancadas funcionais para ambos. A sintonia é o que vai ditar este tipo de decoração e distribuição de espaço.

Os ambientes devem ter fluidez e conexão entre si, mas é preciso tomar alguns cuidados. Como a característica de cada um deve ser preservada, é necessário prestar atenção no seu décor. Eles devem conversar, mas ao mesmo tempo manter sua autonomia.

Apesar de ser comum que os móveis e a decoração conceito aberto sigam um mesmo estilo, isso não necessariamente precisa ser uma regra, tudo depende da sua ideia. Para delimitar espaços, uma solução está na escolha dos revestimentos. Os móveis planejados ajudam muito nesta demarcação de um cômodo para outro, pois são super customizáveis e funcionais.

Planejamento para decorar

Esta é a palavra de ordem para esta tarefa. Reúna todas as dúvidas e respostas possíveis para só depois executar.

Esta integração pode parecer uma tarefa complicada, mas com essas dicas mencionadas e os profissionais certos você vai tirar de letra e se encantar com o resultado.

Aqui na Italínea – Grupo Praia temos projetistas especialistas em móveis planejados que podem te ajudar a deixar seus ambientes integrados mais confortáveis e bonitos, acesse nosso site e venha tirar seus planos do papel!

Gostou? Fale conosco através do whatsapp para que um de nossos projetistas te orientem com o que há de melhor no mercado.

Compartilhar Publicação

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Para enviar um comentário basta preencher os campos e clicar em enviar. Seu comentario será publicado após nossa análise.