Confira 7 dicas para mães e pais organizarem suas vidas!

Todos sabem que não há um controle absoluto da vida. Mas podemos evitar de nos perder. Com quem tem filhos, em nossa sociedade, essa necessidade se torna ainda maior. Porque a jornada dupla é a realidade, poucos podem escapar disso. E mesmo quem consegue se dedicar exclusivamente enfrenta dificuldades.

Foi pensando nisso que trouxemos dicas valiosas para organizar a vida de mãe e pai. Porque, mesmo com todos os encantos, nada é fácil. Mas pode se tornar mais. Confira!

1 – Organize uma rotina regular. No caso das mulheres, inclusive para os homens!!!

Crianças precisam de horários para quase tudo. Acordar, almoçar, brincar, estudar, dormir, tudo precisa ser programado. Dessa forma elas se acostumam com uma rotina regular. Isso evita questionamentos desnecessários sobre tudo que elas farão ao longo do dia.

E, importante: os homens também. Há uma cultura a ser mudada, e muitos precisam entender que há uma casa e vida a ser administrada. Não é virar um quartel, é ter uma base a ser observada e seguida. As exceções surgirão, e serão analisadas caso a caso.

2 – Sem essa de agenda lotada

Filhos não são máquinas. E nem você. Todos precisam de horários de descanso, de curtirem uns aos outros. Reveja as prioridades em termos de atividades e cursos. O excesso de compromissos complica a sua vida e a deles, além de diminuir o tempo que os casais podem passar juntos.

3 – Faça uma rede colaborativa

Os problemas com a logística dos filhos são quase que universais. Por isso, fazer contato com outros pais cria novas amizades não só com pessoas legais, mas que entendem a sua vida. Combine com eles sistemas de revezamentos, como levar e buscar as crianças na escola e atividades, além de passeios. Isso alivia a sua agenda e a deles, sem comprometer a educação.

4 – Tenha pelo menos duas pessoas de confiança para emergências

Emergências pessoais e profissionais existem, e muitas precisam ser atendidas. E sem culpa. Por isso, é bom contar com quem fique com as crianças quando necessário. Parente, amigo, pais de um amiguinho ou mesmo uma babá à disposição além do horário regular. O importante é confiar nessa alguém em uma situação extrema. Ou melhor, em mais de uma pessoa!

5 – Faça um planejamento semanal

Saiba a programação semanal dos seus filhos e a sua: reuniões na escola e no seu trabalho, apresentações etc, inclusive tendo em vista os eventos marcados com antecedência. Monte uma agenda para a semana e outra mensal, e você não se perderá e nem enlouquecerá tentando encaixar agendamentos que havia esquecido.

6 – Saiba delegar tarefas

Você pode se superar, mas não é Super Mãe ou O Poderoso Pai. Divida as tarefas com seu marido ou companheiro(a), babá se tiver, e mesmo com seus filhos. Veja o que pode estar dentro da realidade de cada um e peça ajuda para arrumar a casa, manter as roupas em ordem, ir às compras etc. Isso dará a você um tempinho extra e a todos uma ideia mais consolidada de responsabilidade e coletividade.

7 – Reserve um tempo para você

Ao menos uma vez por semana. Sim, isso é possível. Leia, veja um filme – mesmo que com a família -, saia para passear com o(a) marido/companheiro(a)… E tem que ser algo que você goste! Esse tempo é importante para que você não esquecer que, além de mãe e pai, é um ser humano com desejos e vida própria. Isso ajuda inclusive a cuidar melhor dos filhos!

Compartilhar Publicação

Artigos Relacionados